Participantes poderão construir uma cartonera, livros artesanais feitos com capa de papelão pintada à mão
No dia 27 de julho, sábado, o Casa d'Arte Centro de Cultura receberá o coletivo Juçara Cartonera para uma oficina de Cartoneras, livros artesanais feitos com capa de papelão pintada à mão. A atividade terá início pontualmente às 9h e será por contribuição voluntária
(pague quanto puder ou quiser). A atividade é recomendada a crianças e jovens maiores de 10 anos.
A Juçara Cartonera é um coletivo feminino que se baseia no poder das mãos. Através do papelão e do fazer cartonero, dão vida a livros de forma humana e orgânica, passeando por diversas linguagens e explorando diversos materiais, brincriando e dando espaço à imaginação com cores, recortes e texturas. Criam, através do uso de papelão, tesoura, cola, tinta, linha e agulha, pequenos cadernos artesanais, utilizados principalmente para a publicação artesanal de livros.
CARTONERA é uma palavra que vem do castelhano, que significa papelão e expressa todo o processo de cartonagem. O movimento cartonero surgiu no ano de 2003 em Buenos Aires, durante uma forte crise econômica, com a Eloisa Cartonera, idealizada pelo artista plástico Javier Barilaro e pelo escritor Washington Cucurto. Hoje as cartoneras são feitas em vários países, e, no Maranhão, o coletivo Juçara Cartonera representa esse fazer.
Saiba mais sobre a Juçara Cartonera clicando aqui.
SERVIÇO
Data: 27/07/2019 (sábado
Horário: 09h às 12h
Local: Casa D'Arte Centro de Cultura (Rua do Farol, Nº 9 - Alto do Farol, Estrada de Raposa, MA)
Valor: Contribuição Voluntária (pague quanto quiser ou puder)
Indicado para maiores de 10 anos
Comments